Artigo

Alguns tomates, ovos e uma descoberta

por Graziela Merlina*

Mesa posta. Sirvo o prato do almoço. Estamos em quarentena por conta da pandemia do coronavírus. O ano é 2020. Estão todos em casa. É um dia de semana qualquer. Não para mim. Fui eu quem fiz esse prato do almoço.

Uma receita pega ao acaso enquanto buscava um entretenimento na TV. Me chamou atenção, parei pra assistir e anotei tudo (com detalhes porque eu preciso disso). Tenho 46 anos, mas é a primeira vez em minha vida que pego uma receita de programa de TV.

Me pareceu simples de fazer. Me deu água na boca. É um prato da culinária do Oriente Médio. ShakShuka. Não fiz no mesmo dia. Havia alguns ingredientes a providenciar. Mas convivi com essa água na boca desde então. Fiz na primeira oportunidade.

Servi-lo à mesa foi muito mais do que a inédita ação de cozinhar na minha vida. Foi um despertar para sensações totalmente novas.

Nunca antes eu havia conhecido o que é ter cheiro de alho e cebola nas mãos. Não havia conhecido a sensação de ter olhinhos brilhando de satisfação e prazer ao comer algo preparado por mim. Eu não sabia que esse cuidar do outro, dando alimento com tanto amor poderia me preencher com sentimentos tão bons.

Eu não conhecia o sentimento de acompanhar o alimento se transformar, o cheiro se modificar, a forma surgir. Tantos novos sentimentos nunca antes experimentados.

Além disso, eu consegui. Ficou delicioso. E foi prazeroso.

E então eu caio em mim. Em que momento eu fiz a escolha de não permitir a cozinha na minha vida? Não fiz. De tanto ser impedida de participar da cozinha porque esse espaço já era disputado o suficiente entre minha mãe e minha tia (sempre moramos todos juntos na mesma casa); a escolha que fiz foi criar pra mim mesma a crença de que cozinha não era pra mim.

A minha sorte? É que eu sempre soube que o amor. Ah! Esse sim era pra mim!

E hoje eu o fiz com tomates e ovos.

Há algo em sua vida que você tem escolhido acreditar que “não é pra você”? Será?

E se for simplesmente uma crença? Que tal temperá-la com todo o seu amor?

*Graziela Merlina - Conselheira Capitalismo Consciente Brasil | Idealizadora do HUB Consultores Conscientes @CasaMerlina | Fundadora da ApoenaRH | Game Designer | Palestrante