Artigo

Quebrando os ovos na Pandemia

por Graziela Merlina*


“Notas sobre a Pandemia e breve lições para o mundo pós-coronavírus”, Yuval Noah Harari. Eu li esse livro não pelo título, ou pela facilidade de leitura das suas menos de 100 páginas. Eu li pelo autor. A sua coragem em trazer discussões doloridas e ao mesmo tempo relevantes à humanidade, me atrai. Então, logo imaginei que Yuval Noah Harari traria algo pra nos fazer pensar.

Claro que sabemos não haver verdades ou mentiras sobre as lições para o mundo pós-coronavírus, pois trata-se de um profundo mergulho no desconhecido. Ao mesmo tempo, estamos vivendo e aprendendo muito sobre o comportamento humano, nossa capacidade de adaptação, enfrentamento de medos e coragens.

E foi com esse olhar que procurei extrair do livro, meia dúzia de ovos. Penso que escolhi chamar assim porque são seis pontos que dizem respeito ao momento OVO da humanidade: frágil, símbolo da morte e renascimento, a integração do feminino e masculino, o desenvolvimento espiritual. Essa é a simbologia do OVO em diversas religiões, nações, crenças e mitos.

Assim, conto aqui o que encontrei para refletirmos sobre como a humanidade tem se comportado perante os “ovos quebrados” nesse momento que temos vivido:

1. Mesmo em situação pandêmica, temos liberdade de escolhas. Qual é a sua? Propagar ódio e ignorância ou compaixão e generosidade? Confiar na ciência ou nas teorias conspiratórias? Compartilhar o que tem ou acumular ainda mais?

2. Se essa epidemia resultar em maior desunião e desconfiança entre os seres humanos, o vírus será o vitorioso. Pra quem você tem dado a vitória?

“A coisa mais importante que as pessoas precisam compreender sobre a natureza das epidemias talvez seja que sua propagação em qualquer país põe em risco toda a espécie humana”, Yuval Harari.

3. Muitas medidas emergenciais se tornarão parte de nossa vida. As emergências aceleram processos históricos. O que poderia demandar anos de deliberação, é aprovado em horas. O que já não faz mais sentido você segurar ou reprimir?

4. Quando se apresenta às pessoas uma escolha entre privacidade e saúde, elas costumam optar por saúde. Você está preparado para perder sua privacidade?

5. O desastre viral pode mascarar o verdadeiro fracasso que estamos vivendo: o humano. Governos irresponsáveis negligenciaram seus sistemas de saúde, não reagiram a tempo, e mostram-se incapazes de cooperar de forma global. Quem nos governará no futuro?

6. Você faz as coisas certas ou só quando está sendo monitorado ou com medo de ser punido? O que te motiva a obedecer ou desobedecer às normas de um convívio mais seguro à sua saúde e de seus próximos? O medo ou a consciência coletiva?

“Haverá tempo suficiente no futuro para escrever essa história, diz Harari. "O desafio é o que devemos fazer aqui e agora".

Eu fiz minha própria reflexão. Sou ré confessa em alguns “ovos quebrados” que aqui se apresentam. Mas, uso da mesma coragem, pra ampliar minha consciência e construir minhas palavras de ordem no caos: generosidade, confiança, adaptação, saúde, ativismo e consciência. Se eu me contentar em contar os ovos que estão se quebrando, serei apenas estatística. Se eu aprender o que fazer com eles, poderei ser... (complete a frase com o que fizer sentido pra você, pois tudo que não podemos ser é ditadores do certo e errado).

*Graziela Merlina - Diretora de Educação do Capitalismo Consciente Brasil | Idealizadora do HUB Consultores Conscientes @CasaMerlina | Fundadora do Instituto Emana | Mentora & Investidora de Negócios de Impacto.