Artigo

Qual a nova fotografia do trabalho?

por Graziela Merlina*


Quando me deparei com esse livro, lá na tradicional Livraria da Travessa, no Rio de Janeiro, foi amor à primeira vista. Como não ser seduzida pela ideia incrível da Maria Ciavatta, em unir pesquisa, fotografia, mundo do trabalho e livro?

Quanta coisa boa reunida.


“La fotografia dura piú di te, la fotografia, questa forma de mass midia, della quale io sento invidia.” Do filme de Mario Monicelli.


Na proximidade do 1º de Maio – Dia do Trabalhador – me senti chamada a resgatar essa obra. Como seria, em pleno 2021, publicar o Mundo do Trabalho em Imagens?


Trago aqui algumas imagens da obra que muito me chamam a atenção, e te convido a fazer uma viagem comigo: O que essas imagens te provocam? O que ainda é, o que já não é mais e o que parece diferente, mas ainda é igual? Como seriam as imagens do atual contorno do trabalho?


Em 1922, publicou-se uma foto de um conjunto musical da Associação de Operários de uma fábrica carioca. Essa associação propunha a formação de um padrão moral e disciplinar em perfeita sintonia com os interesses patronais. O que é isso na prática? Limite de idade, vacinação, atestado de bons costumes, boa reputação sob a ótica das autoridades policiais e isenção de ativismo contra o regime político vigente. Uau!!!

O que é, nos dias de hoje, uma Associação de Operários? Há um paralelo? Há um significado moderno? Quais são ou seriam os critérios? Se essa Associação fosse uma imagem, qual seria?

No mesmo ano, uma foto representa operários de uma das sessões da fábrica. Aqui, utiliza-se a imagem da família com o intuito de negar a existência do conflito capital / trabalho, sugerindo a ideia de uma harmoniosa cooperação entre as pessoas identificadas com interesses comuns. É nesse momento histórico que surge no entorno das fábricas as cooperativas, farmácias, restaurantes, escolas, vilas e assistência médica.

Qual a sua visão sobre família / trabalho nos dias atuais? Cooperação e interesses comuns continuam com o mesmo significado? Que imagem teríamos aqui neste lugar?

Uma foto de 1908 celebra a monumentalidade das máquinas e a ausência das pessoas. O Departamento do Trabalho faz o alerta de que o cuidado dos operários com as máquinas deveria ser dobrado, porque elas são as companheiras para ganhar a vida.

Máquinas e pessoas, como é esse equilíbrio nas fotos atuais? Do que as pessoas devem cuidar? O que é ganhar a vida? O que essa imagem exaltaria?


Nesta foto, o papel social da indústria é representado por menores trabalhadores. Assim, a fábrica poderia exercer vigilância sobre os menores na ausência dos pais, evitando o ócio e a vagabundagem; além dos menores ajudarem no sustento da família.

Qual é a imagem do papel social das organizações no mundo atual? Há relação entre trabalho e papel social?


Em 1914, registra-se a monumentalidade do arquivo, a forma da memória do mundo. Além disso, a foto permite através das vestimentas e do layout do espaço, enxergar a divisão social e as categorias dos trabalhadores.

Qual seria a imagem do arquivo da memória do mundo? Sua grandeza estaria onde? O que, no mundo atual, é a divisão social do trabalho?


Mulher e o trabalho. Essa foto não poderia faltar. 1922, a mulher começa sua inserção no mercado de trabalho nas atividades de correio, telégrafos e telefonia. Talvez por serem novos mercados, sem tradições. Talvez pela luta da mulher por sua participação no trabalho. Mas, além disso, nota-se nessa foto a limpeza, a ordem, a regularidade, a supervisão, a ordem e o controle. Sapatos e vestidos elegantes e coques nos cabelos.

Como é a imagem da mulher no mercado de trabalho no mundo atual? Há ordem, limpeza, rigor de vestimenta, hierarquia? Ou há outra coisa?


*Graziela Merlina - Diretora de Educação do Capitalismo Consciente Brasil | Idealizadora do HUB Consultores Conscientes @CasaMerlina | Fundadora do Instituto Emana | Game Designer | Palestrante