Artigo

Qual a nova fotografia do trabalho?

por Graziela Merlina*


Quando me deparei com esse livro, lá na tradicional Livraria da Travessa, no Rio de Janeiro, foi amor à primeira vista. Como não ser seduzida pela ideia incrível da Maria Ciavatta, em unir pesquisa, fotografia, mundo do trabalho e livro?

Quanta coisa boa reunida.


“La fotografia dura piú di te, la fotografia, questa forma de mass midia, della quale io sento invidia.” Do filme de Mario Monicelli.


Na proximidade do 1º de Maio – Dia do Trabalhador – me senti chamada a resgatar essa obra. Como seria, em pleno 2021, publicar o Mundo do Trabalho em Imagens?


Trago aqui algumas imagens da obra que muito me chamam a atenção, e te convido a fazer uma viagem comigo: O que essas imagens te provocam? O que ainda é, o que já não é mais e o que parece diferente, mas ainda é igual? Como seriam as imagens do atual contorno do trabalho?


Em 1922, publicou-se uma foto de um conjunto musical da Associação de Operários de uma fábrica carioca. Essa associação propunha a formação de um padrão moral e disciplinar em perfeita sintonia com os interesses patronais. O que é isso na prática? Limite de idade, vacinação, atestado de bons costumes, boa reputação sob a ótica das autoridades policiais e isenção de ativismo contra o regime político vigente. Uau!!!